terça-feira, dezembro 30, 2008

Fechamento

O ano se encerra. Na minha habitual parada para análise descubro que este ano tive mais a agradecer do que a comemorar, diferente? Sim! 2009 deverá ser o ano com objetivos grandes, nobres e claros, quero encerrar o ano comemorando muito e agradecendo na mesma proporção.
Aqui neste meu pedaço de vida digital contabilizei menos posts que em anos anteriores. Onde será que vou parar? Vou parar?! Não! Vale este exercício de compartilhar e articular com alguns pontos que entendo como relevantes (pra mim e talvez para vc) no meu dia-a-dia.

Gentileza, generosidade e bondade. Da educação ao amor. Se para ser mal é necessário que o indivíduo pratique maldade, para ser bom é igualmente necessário que se pratique bondade, ou será que vc acha que basta não fazer o mal para ser bom? AÇÃO!
Este o resultado, em síntese, de uma das minhas últimas reflexões deste ano. Quem sabe possa útil pra vc também.
Feliz 2009!

sábado, novembro 15, 2008

Evento. Construindo imagem e reputação.

Evento integra pessoas e promove valor à produtos/marcas. Particularmente trazermos o objetivo de encantar. Acredito que a combinação ideal para isso seja reunir infra-estrura, emoção e gestão. Entregamos para KSPG Automotive (conhecida por KS Pistões) a segunda edição do Prêmio Fornecedores KS no The Royal Palm Plaza, com receptivo simpático e bem apresentado, programa enxuto e bem cuidado, conteúdo consistente e ao mesmo tempo surpreendente.
Nos bastidores é preciso dar mostras de responsabilidade ao cliente, entregar informações pró-ativamente, ter domínio e segurança de todas as ofertas do evento; só assim você terá dele a confiança e irá reduzir sua taxa de pré-ocupação (quase impossível de ser zerada).
Nesta ocasião o coelho que saiu da nossa cartola foi Moisés Lima, que mais do que músico é um excepcional mágico close-up. É isso aí meu caro Moiss! Se o objetivo é construir imagem e reputação, estamos todos aqui, transferindo valor de um para todos!

domingo, novembro 09, 2008

Domingo fantástico

Hoje é domingo, são apenas 13h15 e já fui comprar pãozinho pro café-da-manhã, troquei a resistência do chuveiro, o suporte da toalha e do papel-higiênico, arrumei o ralo da pia que estava vazando, fiz o jardim e ainda consegui por a casinha que você tá vendo aí a venda. A propósito, se quiser comprar considere que o frete é CIF Americana!
Bom, pra fazer um agrado a minha esposa disse que vai me dar uma capa do Super-Homem. Fiquei feliz, como qualquer marido bobo por um elogio grátis, e ainda mais feliz quando ouvi a promessa de que a capa não viria com uma cueca pra usar por cima da calça, como é da preferencia do tal super-herói!
Que hajam sempre dias como esse, produtivos e felizes!

quarta-feira, outubro 29, 2008

Natural

Chove deliciosamente. Volto pra casa ouvindo Beethoven.
Que espetáculo da natureza! Divina e humana.

quarta-feira, outubro 22, 2008

FATEC - Palestra sobre Mkt Digital

É a Web, o game, a telefonia, a TV e VIVA a convergência!

Dado->Informação->Conhecimento.
Todo mundo é igual a ninguém!
Outro VIVA pro CRM!

Não deu tempo de terminar a palestra! Mas foi por uma boa causa, cada slide teve a profundidade que a galera desejou. =)

sábado, setembro 06, 2008

UNIMEP. Superior em Adm Mkt no Varejo.

Parabéns PESSOAS! Vocês acabam de fechar um ciclo importante da vida profissional. Desejo que alcancem o SUCESSO e que ele não seja apenas o material. Desejo que tenham CORAGEM para os passos que deverão ser dados em terrenos desconhecidos. Desejo que tenham AUTO-CONFIANÇA, por reconhecerem a Centelha Divina que carregam consigo.
Obrigado por terem proporcionado a mim a hora de Paraninfo. Deram-me oportunidade de refletir sobre meus objetivos acadêmicos e de presentear meus pais e minha esposa ao verem o resultado do trabalho que veio na seqüencia de uma formatura, como a de vocês.
AVANTE!

sexta-feira, agosto 22, 2008

Mala direta é um saco!

Você também recebe mala-direta? Eu recebo muitas, mas talvez mais certo fosse chamá-las de "mala-direto", direto pro lixo! É impressionante como muitas empresas não entendem que todo mundo é igual a ninguém! Acho até legal o esforço do meu despachante, mas um A4 dobrado e fechado por uma etiqueta adesiva já era! Um catálogo cheio de ofertas que não têm nada haver com meu perfil de compra é um desperdício! Bom, enfim! Hoje descobri que esse nome, mala-direta, deve ser bem próprio mesmo... "Mala-direta" era o apelido do companheiro de trabalho do meu sócio, o caboclo só usava calças de moletom, sem cuecas! E dá-lhe inspiração!

sábado, agosto 16, 2008

Depois do Romi Izeta Santa Bárbara d'Oeste agora tem um recordista olímpico!

Pensar em marketing corporativo é quotidiano, marketing político é sazonal e não é minha praia! Mas como eu encontrei vários conterrâneos orgulhosos da conquista do Cielo, coloquei minha atenção nesse aspecto da "transferência de valor".
Para uma cidade construir sua imagem ela pode oferecer qualidade de vida, incentivo fiscal, etc, mas para se projetar ela precisa se apropriar dos frutos gerados por seus cidadãos. Algo natural, legal e melhor ainda se bem aproveitado por ela. Outro ponto interessante é que isso retro-alimenta o orgulho/entusiasmo do seu povo.

Parabéns César pela conquista e a sua família pelo apoio.

sábado, agosto 02, 2008

IMPROVÁVEL

É provável que vc ainda não os conheça, então clica aqui. Acho improvável que vc não ria com eles, assim como é improvável que com 15 dias de antecedência vc consiga comprar um ticket pelo ingresso.com. Eles se apresentam toda última quinta de cada mês. Super recomendo!

Ahh! O site oficial tá aqui.

segunda-feira, julho 28, 2008

Segura o bobó!

Evento é show ao vivo, sem chance de fazer de novo e melhor. Evento é MPC, um Monte de Pequenas Coisas. Por isso é sempre intenso e quase sempre tenso, mas a gente sabe fazer do limão uma limonada! Somos espirituosos, gentis e tomamos muita água! E o mais legal, os convidados nunca vão conseguir rir com a gente porque eles não usam nossos rádios comunicadores. QAP?!
Clique aqui e dê uma folhada no jornal pra ver como foi a repercussão local da nossa última festa, ou melhor dizendo (já que é corporativo), do nosso último evento.

quinta-feira, julho 17, 2008

Mau acostumado o escambau!

O Araketu tem razão, "Você me deixou mau acostumado". Com isso eu vivi até aqui repetindo essa besteira. Mas que bom que uma hora a ficha cai! A minha caiu e agora eu só fico... BEM acostumado.

segunda-feira, junho 30, 2008

Telefônica informa: mate a saudade!

"TELESP informa, este número de telefone não existe.
Favor consultar o catálogo telefônico."

Até hoje ninguém foi capaz de me explicar, como uma empresa privatizada desde 1998 não conseguiu atualizar este importante ponto de contato. Honras a boa alma que gravou esta memorável e feita inequecível mensagem! A propósito, falando em memorável, o que é mesmo um catálogo telefônico?!

sábado, junho 14, 2008

C3 x 0 pro marketing

Outro dia liguei na concessionária para perguntar como estava o meu CARRO e responderam que quem estava cuidando do meu CASO era o fulano. Cena pura de terrorismo no pós-venda! =<<
Pior do que o problema do carro que não se resolvia, foi a infindável lista de gafes cometidas, de relatos de problemas muito mais graves quanto o meu até palavras de baixo calão para definir a conduta da equipe.
Graças que soluções mecânicas são técnicas e não, com o perdão do mau uso da palavra, marketológicas. Por conta disso meu carro novo agora é novo mesmo! =>>

quarta-feira, junho 04, 2008

Treconologia

Ainda não digitei nenhuma senha no microondas, mas já abri a porta da geladeira quando ele apitou pra dizer que o leite estava pronto. Que coisa! =)

sábado, maio 17, 2008

Entrega

Respirar o seu papel. Vivenciar o tom e cada nota da música ao fundo. Não sentir os pés nos vôos alçados no tablado. Ainda que o desacerto do figurino pese, relegá-lo pela entrega ao texto. Integrar-se ao espetáculo e doá-lo a platéia.
Parabéns ao Ballet Sandra Godoy pelo belíssimo espetáculo e por me dar, através dele, a oportunidade de relembrar a entrega e o prazer pelo trabalho.

segunda-feira, maio 12, 2008

Tem saída

Aprendi com meu amigo Albert que, para resolver um problema ou mudar uma situação, é preciso crescer, acrescentar-se de novos elementos. Não há solução utilizando-se dos mesmos elementos que geraram a situação presente. Então eu pergunto a você:

TEM SAÍDA? Quantas você consegue ver?
Se quiser, responda deixando um comentário.

Ahh! O meu amigo Albert você também conhece, só que o chama de Einstein.

sábado, maio 03, 2008

A Aparecida

Segundo Al Ries & Jack Trout, dentre As 22 Consagradas Leis do Marketing, há uma que diz que "em cada situação, apenas um movimento produz resultados substanciais... O que dá certo em marketing é o mesmo que dá certo nas forças armadas: o inesperado" e foi exatamente esta, a Lei da Singularidade, que Aparecida despertou em minha mente...
Estava á beira da praia com foco pronto nesta flor-de-cacto e no exato instante que eu cliquei olha só quem entronou a cena! Que privilégio!
Obrigado Aparecida, pela cena e pela lembrança. =)

domingo, abril 27, 2008

Uqué que a baiana tem?

"Mais seu moçu, mulhé não gosta de ganhá presente impar!"

Com essa frase, dita num sorriso largo, que uma vendedora fechou pra mim o que certamente a baiana também tem: marquetim.

Conheci também o Valter, um taxista que descobriu que ser bom (não lograr turista) dá mais dinheiro, e ponha aí um pouco de técnica: voltar no restaurante alguns minutos depois de ter deixado o cliente, devolver a caneta que emprestou (propositadamente) e pronto! Cliente conquistado e agora todas as suas dicas (comissionadas) serão palavras de ordem. E olha: se alguém for pra Salvador, não deixe de pegar o telefone dele comigo, porque o cara é bom mesmo!

O check-out no hotel já havia estourado no horário, mas ouvi "Sorria! Você está na Bahia!". E lá fiquei eu mais algumas saborosas horas.

Na Bahia todos os espaços são verdadeiramente democráticos, de convívio íntimo e comum entre o negro e branco, o rico e o pobre, o famoso e o ilustre desconhecido. Todo mundo é "Meu rei"!

Encontrei Seu Rubens, ex-acessor de Tancredo Neves e Sarney, que uniu-se à conversa da nossa mesa pra concordar que "quem depende não existe" e pra se despedir me ensinou muito sobre simplicidade. Ahh! Preciso dizer que essa mesa era a do Cantina da Lua, onde fui apresentado ao proprietário Seu Clementinho, o polêmico Rei Momo Magro, uma doçura de pessoa que, todo de branco, desejou a mim o que desejo a todos vocês que passam por aqui "SAÚDE E PAZ".

segunda-feira, março 31, 2008

Palavras

Se PARTIDO fosse bom, chamaria UNIDO.
E se IMPOSTO fosse bom, chamaria LIVRE.

Fácil de entender, difícil de aplicar. Ainda mais numa língua onde tudo junto escreve-se separado e separado escreve-se tudo junto! =D

Brincadeiras a parte, dê atenção as palavras. Elas para terem sentido (direção), têm força. Portanto cabe uma análise: o que é que você tem ouvido e o que é que você tem dito?

sábado, fevereiro 23, 2008

O velho e bom bom-senso

Há pouco deparei com uma oportunidade de trabalho para um cliente onde estava tentando me convencer de que a obviedade da solução e do trabalho que eu teria que desenvolver era patética demais para ser verdade.
Mas a resposta que eu havia chegado era mesmo a cabível. Então por que entrei em conflito? Por uma conduta que frequentemente critíco: buscar a solução longe ao invéns de olhar antes embaixo do nariz, acreditar que o valor do trabalho está na complexidade da solução e não no resultado.
Fui vítima da mente coletiva do mundo corporativo. Clique aqui, ouça Max Geringer e entenda melhor sobre isso.

Ahh! Nada melhor que o velho e bom bom-senso!

domingo, fevereiro 17, 2008

iPhone & Apollo 11

Apollo 11, com todo respeito: Tecnologia com cara de chaleira.

Faça tudo o que precisar com a tecnologia que você dispõe AGORA!

Quando visitei o Nacional Air & Space Museum em Washington - DC, fiquei maravilhado, parado por minutos a fio, contemplando a Apollo 11. Meu estado era o de respeito e profunda admiração pela coragem e determinação daqueles homens que acreditaram que era possível e o fizeram.
Mas sinceramente, ainda sem um iPhone na mão, naquele dia pensei "Como essa chaleira chegou na Lua?! E mais ainda... voltou!!!"

Então, meus caros, diante desta cena pude relembrar que não é o estágio da tecnologia que move o homem, mas seu ideal.

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Sua marca precisa ser, sincera.

O Branding existe desde quando os homens surgiram na Terra. Desde o dia em que nascemos, constantemente nos comparamos a outras pessoas até o dia da nossa morte. Mesmo após a morte, ficam as lápides para marcar eternamente o que nossa vida representou em comparação com a pessoa enterrada no túmulo ao lado.
Em poucas palavras, uma marca é uma pessoa, lugar ou coisa recinhecidos. Nossa tarefa, como profissionais de marketing é criar marcas que sejam individuais e diferentes dos produtos ou serviços similares oferecidos pela concorrência. Toda a base está na diferenciação.
Marca, na maioria dos casos, significa, quase sempre, uma garantia de produto ou serviço. Na realidade, os mercadores de mármores romanos merecem o c´redito por terem sido os pioneiros na utilização da prmeira garantia de marca. Para anunciar que o mámore era totalmente puro, eles marcavam as placas de mámore com as palavras "sine cere", o que deu origem à palavra sincero. Isso significa "sem cera", garantindo que aquele mámore que se havia comprado era puro e sem fissuras preencgidas com cera. Os mercadores que vendiam mármore marcados de forma ilícita com as palavras "sine cere" eram executados. Ainda bem que hoje não somos tão rígidos com os gerentes de marca.

Steve Cone - Roube estas idéias!