quarta-feira, outubro 04, 2006

Lei da Percepção ou Lei do “até que...”

"Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção."

Esta é a 14ª das 22 Consagradas Leis do Marketing de All Ries & Jack Trout, mas talvez seja a última, ou nem conste, na literatura das concessionárias de veículos. Sinto pelas montadoras ainda terem de fazer uso deste tipo de canal de distribuição.

Todo esforço de uma montadora para lançar um novo modelo no mercado, investimentos em engenharia/ produção/ marketing até que... Até que eu decidi fazer o test drive. Confesso que há tempos não curtia tanto um carro zero como aquele, até que... Até que ao iniciar o retorno para concessionária, acabou o combustível! Carro de última geração, câmbio automático, partida com botãozinho, mas sem combustível!

Para azar do vendedor a diretora da rede estava na loja e “pessoalmente” cedeu o seu próprio carro do mesmo modelo para meu resgate. Ao chegar na concessionária outro show: com cara de má, demonstrando-se inconformada pelo ocorrido, crucifica na minha frente o vendedor. Pobres coitados! Tudo que a concessionária fez foi ajudar o carro CUSTAR e não VALER os quase 70mil Reais que o tal vendedor tentou me mostrar.

Você tem o melhor produto para as necessidades do seu cliente, tem até o melhor preço! Mas sempre está atrasado, é cobrado ao invés de dar informação, sempre aponta a correção como “um detalhe que acertamos antes de entregar”, recebe email e não responde em até 24h. Cuidado! Você pode estar afetando a percepção que o cliente tem sobre o seu produto, que é ótima, lembra?!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Luís Fernando,

Talvez algumas concessionárias estejam sim aprendendo as lições de marketing...

Na semana passada passei pela mesma experiência de procura de um carro para compra, e fiquei muito satisfeito com o atendimento nas 3 concessionárias (Honda, Ford, GM).

Em todas o vendedor foi simpático, o automóvel estava disponível para test drive imediato (COM gasolina), e não fui pressionado pelos vendedores até ficar desconfortável.

Mas concordo com você que muitas ainda precisam mudar. Tenho relatos de amigos que passaram por experiências pouco agradáveis na compra de um carro... como se os vendedores estivessem fazendo um favor ao realizar a venda.

Abraços!
Luiz de Paiva

Bassora disse...

"Percepcao e' tudo, o resto e' ilusao". Al RIES! Boa Luis, abracao.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu