segunda-feira, outubro 09, 2006

Agarre as oportunidades, mas se soltar depois...

Prega-se que a gente não deve deixar as oportunidades passarem, devemos agarrá-las. Perfeito. É isso mesmo! Considerando que você usou de todos os seus elementos de inteligência para aceitar a oportunidade (pois ao contrário é precipitação ou burrice mesmo) é preciso desde então considerar a coragem de fechar/ encerrar o ciclo tão logo você entenda que já tenha extraído dela o resultado necessário.

E quando aplicar isso? Sempre. Veja quanta gente que conhecemos que escolhe uma profissão e depois de um tempo descobre uma razão suficiente para desgostar daquilo, mais aí passa o resto da vida arrastando aquela corrente porque NÃO TEM CORAGEM de encerrar aquele circulo. E aquele colega que monta uma empresa [em função de uma oportunidade] e quebra a cara uns três anos depois, mas insiste por mais dez com a mesma idéia.

Quando eu tinha uns oito anos aprendi esta lição, tudo bem que a moral da história só entendi há dois!

No trajeto entre onde eu morava e o açougue havia a casa do meu amigo Ricardo. Naquele dia ele estava brincado com o meu mais adorado sonho da época: uma bike, acho que era uma Berlineta vermelha da Caloi. E a oportunidade surgiu! Ganhar uma carona na rabeta, da esquina da casa dele até o açougue: fui claro! Acha que ia perder?! Bom, só que a 1/3 do caminho a falta de experiência com emoções em médias velocidades a duas rodas me fez tomar uma decisão: pular fora daquela oportunidade. E pulei! Só que não larguei! E aí foram alguns metros esfregando o peito descamisado no asfalto para meu cérebro se convencer de SOLTAR a mão da minha oportunidade e deixar ela ir embora, sozinha!

E assim é. Quando reconhecemos que a oportunidade, boa em outrora ou sob condições que não são as do presente, o melhor caminho é cumprir todas as RESPONSABILIDADES cabíveis a ela e fechar de uma vez aquele ciclo, partindo pra próxima. Nada de ficar preso a orgulho, falsas esperanças ou coisas do gênero. De novo, inteligência e coragem.

Então é isso: Agarre as oportunidades, mas se soltar depois... largue logo de uma vez!

Nenhum comentário: