segunda-feira, julho 10, 2006

Motivação e Sucesso - Por Luiz Marins

Acabo de receber este texto escrito por Luiz Marins. Há 15 anos, quando comecei meu incurso para formação profissional, aprendi muito com este consultor e hoje, mais uma vez, não foi diferente.

Motivação & Sucesso

Luiz Marins

Dizem que Parreira entende de futebol e que é um excelente técnico. Isso, confesso que não sei. Mas uma coisa eu tenho certeza: ele não entende de gente e, muito menos, de como motivar pessoas. Isso sempre me chamou a atenção.

Das declarações, aos olhares de desprezo; da passividade ao lado do campo, à incrível teimosia em fazer valer o seu “sistema tático”, mesmo quando as evidências demonstravam claramente que estava errado. Tudo me dizia que ele era um competente desmotivador de equipes.

Com o mais espetacular time de jogadores da história do futebol em suas mãos, ele conseguiu embotar a criatividade, impedir a ousadia, matar os talentos individuais. Tudo e todos deveriam subordinar-se à sua visão quadrada do futebol. Sua arrogante certeza o fez declarar, após a derrota, que não estava preparado para perder a copa do mundo antes das finais e que a vitória da França deveu-se a jogadores disciplinados que seguiram rigidamente um bom “esquema tático”, como que debitando a derrota a uma possível desobediência dos craques brasileiros à sua infalível quadradice.

Como de tudo, temos que tirar uma lição para a vida, esta derrota nos mostrou a realidade de que pouco adianta ter uma equipe de incríveis talentos quando a liderança é fraca, desmotivadora, surda e cega para a realidade e para as evidências que todos insistem em falar e mostrar. Por melhores que sejam os talentos individuais do grupo, líderes soberbos, arrogantes, cheios de si, donos da verdade, não conseguem fazer um time vencedor. Líderes que não vibram com seus liderados, que não se emocionam, que não demonstram indignação com o erro e entusiasmo com o acerto, desmotivam seus times.

Outra lição é a de que, para ser líder, não basta ser um excelente “técnico”. É preciso entender de gente, de seres humanos, de pessoas. Ainda mais se o seu time for formado de jovens que precisam de um líder-pai, líderafeto, líder que ouça, que entenda, que dialogue. Faltou à nossa seleção um líder. Talvez tenhamos tido um técnico. Mas, de técnico para líder, a distância está em vencer e perder uma copa do mundo.

Nesta semana, aproveite as lições de nossa derrota para refletir sobre o que faz um líder vencedor. Lembre-se que o verdadeiro líder é, antes de tudo, humilde e faz com que seus liderados se desabrochem dando tudo de si para que o time ganhe. E fazem isso porque têm um líder que os motiva, que os empurra, que vibra mais do que seus próprios liderados com cada vitória deles.

Pense nisso. Sucesso!

www.antropos.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Luiz,

Já tive oportunidade de assistir uma palestra com o Marins e ele é realmente muito bom, agora fazendo um pequeno comentario sobre o assunto liderança....

Já ouvi muito que o lider já nasce com o espirito de liderança, mas não acho que seja só isso não, acho que se o lider não colocar o coração no meio do "jogo" não adianta nada, uma vez que o lider lidera pessoas e pessoas são movidas a sentimentos. Sempre achei essa história de liderar muito dificil pq pessoas são dificeis que lidar.

Bom, essa é apenas minha opinião.

Bjs

Luís Fernando disse...

Mel,
Penso que liderança seja um traço da personalidade e que formação contribui (muito) para os resulados, mas, como acentuado pelo prof. Marins, o negócio é gente! Então se não há coração... é fim de jogo!

Anônimo disse...

ESL
EU TENHO MUITA ADMIRAÇÃO PELO PROF. MARINS...
MAS! SE VALE UM COMENTÁRIO? EU CREIO QUE TODO HOMEM TEM OS SEUS PROPRIOS LIMITES PORQUE OS CRIAM EM SI MESMOS.
POIS PARA MIM LIDRANÇA REAL ESTA EM QUE VOCE DECIDE.

EXP:
PROVÉRBIOS [16]
3 Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos.

I CORINTIOS [10]
31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.

TIAGO [1]
5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.
6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.
7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa,
8 homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos


"POIS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS...
E SIM CAPACITA OS ESCOLHIDOS,PARA OS SEUS PROPÓSITOS"

Anônimo disse...

Que Deus possa abenoar a todos os que lerem essa postagem...amém!!!