
1. Se a pessoa solicitada não está ou não pode atender, primeiro dê esta informação e só depois pergunte "Quem gostaria de falar?". É um conduta simples, mas que se feita ao contrário pode dar a entender que o interlocutor solicitado está filtrando as pessoas a serem atendidas.
2. A pressa é inimiga da atenção. Não adianta querer ser super eficiente transferindo a ligação instantâneamente ao ouvir com quem a pessoa do outro lado deseja falar. É desagradável quando as pessoas não deixam a gente agradecer: "Luís Fernando, por fav...", bastou ouvir o nome e pronto, transferência efetuada. Geladeira pura!
3. Troque o "um minuto" por "um instante", assim você diz o que realmente vai entregar. Um minuto tem 60 segundos e muuuuuitas vezes a transferência não ocorre neste tempo. Ahh! Aqui está incluso eliminar o "minutinho", já que ele continua tendo os mesmos 60 segundos!
4. Se alguém disser que "Fulano está no telefone", chame o bombeiro! Nós estamos, no máximo, ao telefone, o que fica no telefone são as teclas, os fios etc. Tudo bem vai! Essa dica é aqui já perfumaria!
5. Atendimento robô, ligação robô. Ao ligar ou atender, não diga o seu nome: vão perguntar, quer você diga ele ou não! Pode observar, temos um procedimento automático ao telefone que nos impede de prestar a atenção em informações que não solicitamos. Então ao atender diga apenas o nome da empresa mais a saudação e ao pedir por alguém espere que peçam (e se pedirem) seu nome. ATENÇÃO: essa dica não vale para corporações com DDR, aí vale atender com o nome da empresa, seu nome e mais a saudação.
6. E falando em saudação: Nunca mais diga "... bom dia!", DESEJE "...bom dia!". Esteja certo que quem está do outro lado sente isso. De quebra, tente alternar entre "por favor" e "por gentileza", fica mais suave e força você a sair do automático.
Bom, até tem mais mas vamos ficar por aqui. Senão niguém lê o post até o fim! =) Só mais um comentário pra encerrar: se sua empresa ainda é pequena sorte sua! Está mais fácil de fazer com que estas dicas aconteçam, em grandes empresas isso precisa ser tratado como "cultura da organização", envolvendo treinamento, material gráfico, email e... mais custo para atender bem seu cliente!
Um abraço pascoalino para todos!
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