domingo, março 25, 2007

Say hello!

Eu nunca imaginei que poderia ter sido assim, mas foi de uma conversa entre Dom Pedro e Gran Bell que o telefone chegou ao Brasil. Olha só como Pedrinho era um menino influente! Eram idos de 1500, cruzávamos o Atlântico de caravela e estava lá, nosso dignatário, esbanjando seu inglês e trazendo tão recente invento à nossa Terra de Santa Cruz (não sei direito, mas talvez já eramos chamados por Brazil).

Essa introdução foi só para trazer a tona um tema que anda fora do foco de muita empresa, senão da imensa maioria: o RELACIONAMENTO AO TELEFONE. O que eu vou tratar aqui não é nada que vai trazer mais clientes ao seu negócio, mas pode criar uma melhor de expressão do que realmente é a sua empresa. Então vamos entender como dicas!

1. Se a pessoa solicitada não está ou não pode atender, primeiro dê esta informação e só depois pergunte "Quem gostaria de falar?". É um conduta simples, mas que se feita ao contrário pode dar a entender que o interlocutor solicitado está filtrando as pessoas a serem atendidas.

2. A pressa é inimiga da atenção. Não adianta querer ser super eficiente transferindo a ligação instantâneamente ao ouvir com quem a pessoa do outro lado deseja falar. É desagradável quando as pessoas não deixam a gente agradecer: "Luís Fernando, por fav...", bastou ouvir o nome e pronto, transferência efetuada. Geladeira pura!

3. Troque o "um minuto" por "um instante", assim você diz o que realmente vai entregar. Um minuto tem 60 segundos e muuuuuitas vezes a transferência não ocorre neste tempo. Ahh! Aqui está incluso eliminar o "minutinho", já que ele continua tendo os mesmos 60 segundos!

4. Se alguém disser que "Fulano está no telefone", chame o bombeiro! Nós estamos, no máximo, ao telefone, o que fica no telefone são as teclas, os fios etc. Tudo bem vai! Essa dica é aqui já perfumaria!

5. Atendimento robô, ligação robô. Ao ligar ou atender, não diga o seu nome: vão perguntar, quer você diga ele ou não! Pode observar, temos um procedimento automático ao telefone que nos impede de prestar a atenção em informações que não solicitamos. Então ao atender diga apenas o nome da empresa mais a saudação e ao pedir por alguém espere que peçam (e se pedirem) seu nome. ATENÇÃO: essa dica não vale para corporações com DDR, aí vale atender com o nome da empresa, seu nome e mais a saudação.

6. E falando em saudação: Nunca mais diga "... bom dia!", DESEJE "...bom dia!". Esteja certo que quem está do outro lado sente isso. De quebra, tente alternar entre "por favor" e "por gentileza", fica mais suave e força você a sair do automático.

Bom, até tem mais mas vamos ficar por aqui. Senão niguém lê o post até o fim! =) Só mais um comentário pra encerrar: se sua empresa ainda é pequena sorte sua! Está mais fácil de fazer com que estas dicas aconteçam, em grandes empresas isso precisa ser tratado como "cultura da organização", envolvendo treinamento, material gráfico, email e... mais custo para atender bem seu cliente!

Um abraço pascoalino para todos!

Nenhum comentário: