sexta-feira, outubro 27, 2006
Slides Empreendedorismo em Comunicação
Por conta de que alguns slides possuiam material do contexto organizional na nossa empresa, fiz a exlusão de algumas telas. Isso não prejudicou o conteúdo.
terça-feira, outubro 24, 2006
Palestra Empreendedorismo em Comunicação
Sexta-feira, dia 27 outubro às 19:00h. Anfiteatro do câmpus D. Bosco
R. Dom Bosco, 100. Acesso pela ponte da Av. Cillo na Rod. Luiz de Queiroz.
Dois universos: empreendedorismo e comunicação. A proposta da palestra não será definir um caminho a ser seguido, mas esclarecer as possibilidades que existem quando se fala em comunicação e desenhar o contexto do desenvolvimento de um negócio efetivo, rentável e duradouro.
Esteja convidado! É grátis!
O palestrante será este blogueiro que vos fala.
quinta-feira, outubro 19, 2006
Onde estou?
Se você está buscando esta resposta dentro do aspecto situacional do seu atual momento profissional, recomendo que procure a QUANTUM Assessment. Seguramente é uma das melhores avaliações das quais me submeti.
Habitualmente faço uma reflexão das minhas habilidades e competências, analisando o nível de profundidade, atualização e utilidade em função do retorno financeiro e de prazer por aquilo que estou fazendo. Através do Mapa de Tendência Comportamental e dos seus documentos resultantes, obtidos de forma on-line e instantaneamente, fechei minha análise de forma áurea! Através do feed-back oferecido pude ter segurança suficiente para saber onde posso bater o pé e fazer sair poeira de baixo!
Especificamente utilizei esta ferramenta para uma aplicação pessoal, mas o Método Quantum é uma ferramenta voltada para uso corporativo para identificação, alocação e retenção de talentos. Então, se você é um gestor de recursos humanos, conheça e considere esta aplicação. Esteja certo de que vai vale a pena!
Para encerrar não posso deixar de registrar que foi assistindo através da ENDEAVOR à palestra da Dra. Claudia Riecken, que conheci este método científico. Portanto parabéns a ENDEAVOR por promover e gerar oportunidades tão valiosas aos empreendedores brasileiros e obrigado a toda equipe QUANTUM pela elaboração e aplicação de tão valiosas ferramenta.
Ahh! Se você estiver interessado em fazer um teste on-line clique aqui para acessar o site, no alto à esquerda há um link com formulário para solicitar login e senha.
segunda-feira, outubro 09, 2006
Agarre as oportunidades, mas se soltar depois...
Prega-se que a gente não deve deixar as oportunidades passarem, devemos agarrá-las. Perfeito. É isso mesmo! Considerando que você usou de todos os seus elementos de inteligência para aceitar a oportunidade (pois ao contrário é precipitação ou burrice mesmo) é preciso desde então considerar a coragem de fechar/ encerrar o ciclo tão logo você entenda que já tenha extraído dela o resultado necessário.
E quando aplicar isso? Sempre. Veja quanta gente que conhecemos que escolhe uma profissão e depois de um tempo descobre uma razão suficiente para desgostar daquilo, mais aí passa o resto da vida arrastando aquela corrente porque NÃO TEM CORAGEM de encerrar aquele circulo. E aquele colega que monta uma empresa [em função de uma oportunidade] e quebra a cara uns três anos depois, mas insiste por mais dez com a mesma idéia.
Quando eu tinha uns oito anos aprendi esta lição, tudo bem que a moral da história só entendi há dois!
No trajeto entre onde eu morava e o açougue havia a casa do meu amigo Ricardo. Naquele dia ele estava brincado com o meu mais adorado sonho da época: uma bike, acho que era uma Berlineta vermelha da Caloi. E a oportunidade surgiu! Ganhar uma carona na rabeta, da esquina da casa dele até o açougue: fui claro! Acha que ia perder?! Bom, só que a 1/3 do caminho a falta de experiência com emoções em médias velocidades a duas rodas me fez tomar uma decisão: pular fora daquela oportunidade. E pulei! Só que não larguei! E aí foram alguns metros esfregando o peito descamisado no asfalto para meu cérebro se convencer de SOLTAR a mão da minha oportunidade e deixar ela ir embora, sozinha!
E assim é. Quando reconhecemos que a oportunidade, boa em outrora ou sob condições que não são as do presente, o melhor caminho é cumprir todas as RESPONSABILIDADES cabíveis a ela e fechar de uma vez aquele ciclo, partindo pra próxima. Nada de ficar preso a orgulho, falsas esperanças ou coisas do gênero. De novo, inteligência e coragem.
Então é isso: Agarre as oportunidades, mas se soltar depois... largue logo de uma vez!
quarta-feira, outubro 04, 2006
Lei da Percepção ou Lei do “até que...”
"Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção."
Esta é a 14ª das 22 Consagradas Leis do Marketing de All Ries & Jack Trout, mas talvez seja a última, ou nem conste, na literatura das concessionárias de veículos. Sinto pelas montadoras ainda terem de fazer uso deste tipo de canal de distribuição.
Todo esforço de uma montadora para lançar um novo modelo no mercado, investimentos em engenharia/ produção/ marketing até que... Até que eu decidi fazer o test drive. Confesso que há tempos não curtia tanto um carro zero como aquele, até que... Até que ao iniciar o retorno para concessionária, acabou o combustível! Carro de última geração, câmbio automático, partida com botãozinho, mas sem combustível!
Para azar do vendedor a diretora da rede estava na loja e “pessoalmente” cedeu o seu próprio carro do mesmo modelo para meu resgate. Ao chegar na concessionária outro show: com cara de má, demonstrando-se inconformada pelo ocorrido, crucifica na minha frente o vendedor. Pobres coitados! Tudo que a concessionária fez foi ajudar o carro CUSTAR e não VALER os quase 70mil Reais que o tal vendedor tentou me mostrar.
Você tem o melhor produto para as necessidades do seu cliente, tem até o melhor preço! Mas sempre está atrasado, é cobrado ao invés de dar informação, sempre aponta a correção como “um detalhe que acertamos antes de entregar”, recebe email e não responde em até 24h. Cuidado! Você pode estar afetando a percepção que o cliente tem sobre o seu produto, que é ótima, lembra?!
terça-feira, outubro 03, 2006
O Segredo de Luísa
Foi romanceando a história de Luísa, uma estudante de odonto com aspirações comerciais, que Fernando Dolabela conseguiu ensinar de forma simples e clara como se elabora um bom Plano de Negócio.
Se você é um daqueles que começou um negócio “na marra”, leia. Se você vai iniciar um negócio, leia. Se você não tem a menor intenção de iniciar um empreendimento, experimente outra coisa!! Por exemplo o livro “Espírito Empreendedor nas Organizações", de Marcos Hashimoto (que não li, ainda).
Se quiser comprar O Segredo de Luísa clique aqui e acesse a Saraiva, pesquisei e R$ 27,30 era o melhor valor no momento.