quarta-feira, novembro 28, 2007

Transferência de valor

Há pouco tempo atrás quando se falava em transferir valor presumia-se que alguma conta-corrente seria debitada e outra creditada no mesmo valor. O que realmente era e continua sendo uma verdade financeira e contábil.
Ocorre que esta conta também é possível no marketing e ainda com uma vantagem: a fonte debitada não perde o valor transferido, ao contrário, além de não se esvair do valor debitado muitas vezes acaba até recebendo mais crédito. Mas que conta maluca é essa?!

Simples. A Fiat, mais que comprar a habilidade em design da Pininfarina, honra-se em colocar na lataria de alguns de seus carros esta assinatura, esta marca. Por que? Simplesmente porque ela transfere o VALOR DA IMAGEM para seus produtos, tirando-os muitas vezes de uma vala comum. Qual o objetivo atrás da escolha entre um relógio Mont Blanc e um Victorinox? Mais que identificação com o produto, há uma consideração (insconsciente quase sempre) da transferência de valor que aquele produto vai trazer a quem o expor no pulso. Dissecando a equação, o que há por trás de tudo isso? Um enorme COMPONENTE EMOCIONAL, que psicológicamente falando, promove marcas na vida do homem. Olha que interessante!


Como aproveitar este aspecto para uma marca que já possuí em si uma expressão valor? Vou apresentar um exemplo onde o terreno parece mais árido para este tipo de resultado: no B2B.
O relaciomento é uma ferramenta básica neste contexto, logo realizar eventos é uma oportunidade para construir, consolidar e expandir percepções. Então considere que faremos o evento e será para o mais alto escalão dos seus clientes, pessoas de altíssimo poder aquisitivo, gosto ao ponto de sommeliers e, claro, de agenda apurada. Como fazer para atrair, encantar e, sobretudo, expandir a imagem /percepção da sua empresa (sua marca) para esse povo?
Difícil?!

Resolvemos está equação assim: fomos os primeiros da série de compromissos socio-empresariais desses clientes, assinamos o jantar com um dos restaurantes mais finos e reconhecidos pela elite nacional, O Leopolldo, troxemos um show que foi capaz de arrancar calorosos aplausos do mais apático ao mais expansivo: Família Lima com uma pitada de novidade... através das habilidades mágicas de Moisés, Lucas desaparece do palco e reaparece na platéia, disparando uma entrega de presentes as esposas. Marcante ou não?!
Aqui, todo valor das marcas Leopolldo, Família Lima e do presente ofertado as esposas foi transferido para a marca do cliente, através da química emocional gerada.


É é uma das formas que a AUDAZ promove transferência de valor para seus clientes e agrega valor ao seu trabalho. "Agregar é valor"?!! Isso papo pra outro post, prometo, mais curto.

domingo, novembro 25, 2007

Marketing Digital para o Colégio Dom Pedro

Muito legal falar de um tema tão relevante para um público tão plugado! Parabéns aos mais de 200 jovens presentes e, digamos, atuantes na palestra. É muito saboroso trabalhar com uma audiência receptiva e ativa ao contéudo.

Conforme o combinado, clique aqui e baixe o conteúdo completo da palestra.

Um grande abraço digital e todos que virtualmente me visitarem.
=)